Por décadas, as pessoas conviveram com dores e angústias das quais estariam curadas, ou melhor, amparadas se soubessem de técnicas que podem relaxar e prevenir os males do corpo. Problemas relacionados a partes internas que sequer sabiam que existia. Mas que se não cuidados, transformam-se em inimigos da saúde, dificultando o dia a dia ou até mesmo encurtando a possibilidade de vida do indivíduo.
Uma dessas práticas muito eficaz, que até pouco tempo nem era considerada efetiva por especialistas é a massagem. Alento que vem das mãos pressionadas ao músculo num ritmo frenético de incomodo, seguido de alívio e prazer. Tal sensação não é diferente na Drenagem Linfática, método terapêutico corporal que ajuda e facilita a circulação, expulsando micro-organismos e substâncias prejudiciais ao corpo.
Essa técnica traz várias vantagens especialmente para pessoas com problemas cardiovasculares como a Elefantíase.
Podem aplicar essa massagem, profissionais da área terapêutica e estética que tenham concluído o curso de capacitação como:
- Massoterapeutas;
- Esteticistas;
- Enfermeiros;
- Biomédicos;
- Fisioterapeutas entre outros;
O que é e como surgiu
Como descrito vagamente antes, Drenagem Linfática é a técnica de massagem que visa estimular o sistema linfático (vasos sanguíneos) a aceleração. Como resultado, a massagem pretende reduzir a retenção de líquidos, ativar a circulação sanguínea, combater a celulite, além de relaxar os músculos numa agradável sensação.
Conhecida atualmente como uma das mais procuradas e famosas aplicações, a Drenagem seguiu longo caminho até se concretizar. Começando pela descoberta dos gânglios linfáticos em 450 a.C. por Hipócrates durante uma dissecação.
Contudo, a descoberta do pai da medicina só foi mais bem explorada pelo italiano Gaspar Asseli. Professor que entre outros anatomistas conseguiu desenvolver um estudo mais aprofundado através das veias de animais.
Em 1651, o médico francês chamado Pecquet, também se dedicou ao estudo linfático e descobriu sua localização no lado esquerdo do abdômen, próximo ao umbigo humano. Porém, a linfografia se consolidou mesmo com a cooperação dos anatomistas Bartholin e Rudbeek.
Em 1892, a Drenagem Linfática manual virou massagem para escoamento de líquidos demasiados que provocavam inchaços e edemas, mas só se tornou utilizável em 1932 na Europa. O médico Dr. Emil Vodder e sua esposa Estrid tratavam de pessoas com gripe, sinusites e outros males que prejudicavam a respiração através do estimulo das linfas no pescoço.
Ao obter ótimos resultados com seu método, o casal criou o procedimento eficaz que é usado atualmente por massoterapeutas e indicado por cirurgiões e especialistas.
No Brasil, a expansão da técnica foi causada por Waldtraud Ritter Winter, ex-aluna do Dr. Vodder. Sendo utilizada inicialmente apenas para propósitos estéticos na redução de medidas e tratamentos de obesidade. Porém, hoje em dia, já é recomendada para minimizar problemas de inchaço durante a gravidez e no pós-parto, casos de retenções de líquido, TPM, pós-cirurgias plásticas, dores, além do cansaço extremo.
Para conhecer seus efeitos, é importante saber que o sistema linfático age como uma terceira circulação. A arterial e a venosa seriam respectivamente a primeira e a segunda, enquanto a linfa é o líquido que circula através da rede desses vasos. É rica em proteínas, glóbulos brancos, microrganismos, células mortas, sanguíneas, além da possibilidade de haver bactérias e toxinas.
Tem aparência amarelada e pegajosa, e realiza trocas metabólicas com as células do mesmo modo que o sangue, sendo recolhida pelos vasos do sistema linfático, retornado em seguida aos gânglios.
Os gânglios, por sua vez, estão presentes em todo o corpo, sendo parte importante do sistema imunológico. Seu objetivo é ajudar o organismo a achar e combater os germes, infecções e todo tipo de substâncias estranhas que possam surgir.
Os gânglios linfáticos podem ser sentidos através do toque em locais do tipo:
- Virilha;
- Axila;
- Pescoço (ambos os lados);
- Abaixo da mandíbula e do queixo;
- Atrás das orelhas;
- Parte posterior da cabeça;
Para quem é indicado fazer a Drenagem Linfática
A massagem é recomendada em muitos casos, inclusive em grávidas. Pois apesar de vários procedimentos serem proibidos em gestantes, a Drenagem Linfática ajuda especificamente num problema comum durante a gestação, a retenção de líquidos.
Assim, o método reduz o desconforto prevenindo celulite e estrias, além de diminuir o inchaço corporal presente. Contudo, cabe o consentimento médico antes de experimentar.
Ela deve ser feita a partir do terceiro mês de forma diferenciada, onde a região da mama e o abdômen não são drenados, apenas recebem movimentos leves. É importante lembrar que a gestante não deve ficar de bruços. Sendo assim, a drenagem nas costas deve ser aplicada com a paciente de lado.
Outros casos de indicação muito comuns são para quem sofre com:
- Linfedemas (fluído corporal acumulado, geralmente em braços e pernas que prejudicam os vasos linfáticos);
- Lipedemas (acúmulo de gordura localizada nas pernas, coxas e ancas, causando dores);
- Fleboedemas (edema causado nas pernas prejudicando veias e vasos);
- Inchaços pós-operatórios e pós-traumáticos;
- Inchaços circulatórios de origem desconhecida, pré-menstruais, intragestacionais, entre outros;
- Tratamento e prevenção de várias doenças, sequelas relacionadas à angiologia, oncologia, ortopedia e traumatologia. Reumatologia, genecologia e obstetrícia, ortomolecular, estresse, dores da prática de esporte, procedimentos estéticos, além de outros setores.
- Em caso de revitalização facial;
- Pré e pós-cirurgia plástica;
Principais Benefícios
Os benefícios desse método de massagem podem ser conferidos logo após a aplicação. Na diminuição do inchaço, porém com a celulite é preciso de cuidados auxiliares para obter os resultados, que vão variar de pessoa para pessoa. Alimentação balanceada, grau da celulite, de estresse, se é fumante… Enfim, tudo contribui para o número de sessões necessárias até que se comece a perceber reais respostas.
Então, algumas das muitas vantagens conhecidas da Drenagem Linfática são:
- Redução de Celulite; A retenção de líquidos é uma das causas da celulite, e é nesse ponto que a Drenagem ajuda. Pois a retenção não permite a oxidação do tecido, gerando nódulos. Se aplicada no começo do problema, pode surtir melhor efeito em pouco prazo.
- Ajuda com a TPM; A massagem suaviza os efeitos da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Na liberação de líquidos, diminuindo o inchaço que é um dos sintomas, além de dar sensação de alívio quando atua no controle da ansiedade.
- Tem Ação Detox; Atua no sistema linfático, trabalhando na condução de impurezas presentes nas células e toxinas do corpo. Com a ação da massagem, elas passam pelos vasos e gânglios até serem eliminados pela urina.
- Redução de Inchaço; Diminui edemas que geralmente são recorrentes nas mulheres, por motivos de TPM, vida sedentária, má alimentação, processo pós-cirúrgico ou fator genético.
- Redução da Retenção de Líquidos; A Drenagem ajuda a eliminar o excesso de líquidos que aumentam as medidas, desalinham as formas e causam indisposição. Beber água após a massagem pode ironicamente colaborar no procedimento.
- Hidrata a Pele; Um efeito óbvio, onde cremes específicos para a Drenagem já contêm componentes hidratantes que reforçam a umidade da pele, melhorando o aspecto. Lembrando que a hidratação constante traz jovialidade à derme que retardará os efeitos do envelhecimento.
- Revitalizam o Rosto e os Cabelos; Os fios de cabelo e a pele do rosto melhoram de aparência com a eliminação das toxinas. O organismo se livra das impurezas, e com o tempo, partes do corpo em geral respondem beneficamente, devido à boa circulação sanguínea que foi estimulada paralelamente.
- Redução de Medidas; Se combinada com a massagem modeladora, a Drenagem Linfática pode contribuir para a redução de medidas. Quando o inchaço e o excesso de líquidos acabam, consequentemente poderá ocorrer à perda de medidas, desejo muito comum de quem faz tratamentos estéticos.
- Ajuda na Perda de Gordura; Não pelos efeitos diretos, porém pode ser uma aliada com a aceleração do metabolismo causada. Quando há a eliminação de toxinas, o sistema circulatório melhora, cooperando para o organismo funcionar em harmonia e facilitando nos processos de emagrecimento.
- Redução de Estresse; Pelo efeito de relaxamento que a massagem proporciona, onde movimentos leves e aprazíveis são aplicados. Também há a dissipação dos famosos pontos de tensão que deixam a paciente renovada e pronta para a vida lá fora.
Há contra indicações? Quais?
Mesmo com tantos benefícios, a Drenagem Linfática não é recomendada para todos os casos. Pessoas com infecção, por exemplo, não podem se submeter ao tratamento, pois as células infecciosas correm o risco de cair no sistema linfático e se espalhar por todo o corpo. Indivíduos com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descontrolada também precisam dispensar o procedimento.
Outro grupo que deve evitar a massagem são pessoas que tomam remédios para tratamento de quimioterapia, pois restos de células cancerígenas poderiam ser atraídos para os linfonodos e se metastizar em outros órgãos.
O procedimento não deve deixar hematomas, desse modo algum vaso sanguíneo rompeu. Geralmente, isso é causado por técnicas misturadas que não foram bem executadas, nem aprendidas como se deve.
A consulta médica para fazer Drenagem Linfática não é necessária, porém não seria mal ver um dermatologista para conferir se a técnica é indicada em seu caso e irá surtir efeito curativo.
Recomendações para potencializar os efeitos
Como visto antes em alguns trechos, existem maneiras de se aliar o modo de vida as aplicações estéticas na busca por melhores resultados.
Afinal, nada mais válido que o conjunto da obra. Para que as respostas corporais sejam completas e estejam em sintonia ligando saúde, beleza e bem estar.
Assim, podemos ressaltar:
- Alimentação Equilibrada; Nada é mais indicado no tratamento da circulação do que se alimentar bem. Principalmente reduzindo sódio, um dos causadores da retenção de líquido combatida com a Drenagem. Mas saiba que o sódio não está exclusivamente no sal, ele pode ser encontrado em vários produtos industrializados como biscoitos, sucos e refrigerantes. Procure ingerir fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, diminuindo a retenção dos líquidos.
- Ingestão de Líquidos; Quanto mais líquido se consome, menos retenção terá. Parece loucura, mas o corpo melhor se equilibra com a presença de água. Sendo assim, quanto menos água tiver mais ela ficará retida. Não haverá eliminação pela urina, por exemplo. Então, o mais recomendado é se manter hidratado para que o organismo possa trabalhar de modo benéfico, diminuindo a retenção e potencializando a Drenagem Linfática.
- Praticar Atividades Físicas; É indicada a prática constante de atividade física, pois aumenta a oxigenação do corpo favorecendo nas respostas da massagem.
Como é feita a drenagem linfática?
O propósito da Drenagem Linfática é retirar a linfa que fica presa entre as células, melhorando a celulite e reduzindo o inchaço. Além de ajudar na circulação geral e relaxamento do corpo nas causas de estresse e locais de desconforto.
Ela é feita no sentido dos vasos linfáticos, rumo ao gânglio linfático. Deve ser aplicada com suavidade, onde cada parte do corpo recebe um tipo de movimento que termina num gânglio linfático.
Nas pernas, os movimentos são elevados, indo para a parte posterior do joelho, da coxa até a virilha. Da barriga, o movimento deve seguir até a virilha. Nos braços e tórax, o caminho segue até as axilas.
Também é possível fazer Drenagem no rosto, indo em direção aos gânglios do pescoço. Até o couro cabeludo pode receber a massagem, especialmente em dois pontos, na parte alta do crânio e em direção as têmporas.
A Drenagem Linfática pode ser auxiliada por aparelhos de endermologia com mecanismos de vácuo e rolamento, porém nada substitui uma boa massagem manual. Pelo fato do profissional conseguir localizar melhor as áreas efetuando um trabalho mais ativo. É indicado ainda que o técnico faça o esvaziamento dos gânglios linfáticos, aplicando movimentos circulares no sentido horário antes de drenar a linfa em sua direção.
O número de sessões deve ser frequente, geralmente de uma a três vezes por semana. A massagem precisa ser regular para que a retenção não retorne.
Onde fazer e quanto custa?
É importante frisar que tratamentos e procedimentos estéticos que têm efeito direto na saúde, não podem ser aplicados de forma experimental por qualquer aventureiro que se lance a executá-los.
O domínio da técnica é fundamental para que os resultados sejam realmente os esperados. Proteger-se, também é requisito básico para colher os melhores efeitos da Drenagem Linfática. Acredite, não é a toa que a técnica é uma das mais famosas, procuradas e recomendadas para pessoas com vários problemas e os mais diversos biótipos.
Assim, quando for fazer Drenagem Linfática, procure os melhores profissionais, pois estes estão na Esmalteria Nefertari. Um local especializado que sabe das responsabilidades e honra seus compromissos com os clientes.
O preço atual das sessões na Esmalteria Nefertari é apenas R$ 50,00. Aproveite! Clique aqui para agendar seu horário!